mmkm
(31) 3657-2997

1920 - 1930

Casa Mies van der Rohe

abr , 28

Casa Mies van der Rohe |
Casa projetada para o casal Lemke, hoje espaço destinado à arte moderna |
Arquiteto: Ludwig Mies van der Rohe |
Ano: 1932 – 1933 |

Em 1932 Mies van der Rohe foi convidado por Karl Lemke para projetar a sua nova residência às margens do lago Obersee ao leste de Berlim. Karl Lemke, proprietário de uma gráfica que trabalhava para museus, instituições artísticas e artistas, optou por uma casa com um programa relativamente simples para os padrões burgueses da época: sala de estar, 1 quarto de dormir, uma sala para escritório, um quarto para sua esposa, 1 quarto de hóspedes, cozinha e área de serviço. Porém, Lemke, que se interessava por arte e arquitetura, desejava uma casa representativa onde pudesse receber seus clientes.

Mies cria uma casa em 2 “Ls” que se encaixam. O quarto de dormir e a sala de estar estão separados por um amplo hall, cômodo central e expressivo da casa. Sua vedação para o exterior em esquadrias de vidro do chão ao teto, sugere a extensão do interior da casa para o jardim e vice e versa. O recuo desta parede de vidro em relação ao quarto de dormir reforça essa sensação de que o exterior se expande para o interior do hall. Esta pequena casa expõe a teoria de Mies van der Rohe da maximização da qualidade através da simplicidade. Esta foi a última casa construída por ele antes que, em 1938, emigrasse para o Estados Unidos. Mies desenhou também juntamente com Lilly Reich os móveis para o casal Lemke, que estão expostos no Kunstgewerbemuseum (Museu de Artes Manuais) em Berlim

O casal Lemke viveu nesta casa até o ano de 1945, quando o exército Russo a requereu, pois essa região havia sido declarada como área de acesso restrito. A casa Lemke seria então usada como garagem e depósito. Dos anos 60 até a queda do muro em 89 ficou sob o domínio do serviço de segurança da Alemanha Oriental e servia como depósito de roupas, abrigo para funcionários ou cozinha. Neste período foram feitas muitas reformas que modificaram e danificaram o projeto original drasticamente. Em 1977 a casa Lemke entra para a lista de patrimônio histórico do bairro, mas apenas em 2000 – 2002 que, sendo adquirida pelo bairro Hohenschönhausen, foi restaurada e aberta à visitação pública como um espaço destinado à arte moderna.

Endereço
Oberseestraße 60
13053 Berlin
Tel: 0049 (0)30 – 970 006 18 |

Como chegar
Tram M5 (Bonde M5)  – parada Oberseestraße,
Tram M27  (Bonde M27)  – parada Buschallee/Suermondtstraße

Ver no mapa

Horário de funcionamento
de terça a domingo: 11:00 às 17:00 horas
Entrada franca

Link
Casa Mies van der Rohe

 

© mmkm. Todos os direitos reservados.