mmkm
(31) 3657-2997

Galerias

Galeria Contemporary Fine Arts – CFA

maio , 15
Galeria Contemporary Fine Arts – CFA

Galeria Contemporary Fine Arts – CFA
Galeria especializada em arte contemporânea
Proprietário: Celine und Heiner Bastian
Arquiteto:  David Chipperfield Architects, London/Berlin; Alexander Schwarz, Berlin (arquiteto de contato) |
Ano: 2007 |

Situada à margem da Ilha dos Museus, a Galeria Comtemporary Fine Arts possui um projeto que valoriza esta localização privilegiada. As grandes janelas com esquadrias em ipê estão dispostas direcionando a vista para os edifícios históricos deste entorno, o Neues Museum (Museu Novo), a Dom, a Fernsehturm (Torre de Televisão) por exemplo. Porém, a grande particularidade desta construção está no material e na composição da sua fachada. Para revestir as paredes estruturais de concreto, David Chipperfield optou por tijolos antigos e reciclados, dispostos de forma a evitar fugas e fissuras. Uma argamassa foi aplicada sobre esta superfície e logo após a aplicação foi novamente retirada com espátulas em movimentos aleatórios. O resultado é uma superfície que, apesar da textura irregular, possui uma homogeneidade devido ao uso da argamassa. Esta “parede” de tijolos está apoiada sobre uma estrutura horizontal em concreto jateado que se encontra aparente na fachada. Porém, as travessas em concreto jateado acima das janelas não possuem função estrutural alguma, são apenas elementos para esconder os rolos das persianas.

O térreo e o primeiro andar são espaços usados pela galeria para exposições temporárias. No segundo andar estão expostas obras da coleção particular do proprietário Heiner Bastian. No terceiro andar a colecionadora Christiane zu Salm expõe sua coleção. Para visitar o terceiro andar é necessário fazer uma reserva (ver contato abaixo).

David Chipperfield é também autor do projeto de restauração e modernização do Neues Museum (Museu Novo) inaugurado em 2009 e da galeria anexa a este museu, James-Simon-Galerie , no momento em fase de construção.

Endereço:
Am Kupfergraben 10
10117 Berlin
tel.: +49-30-288 787 0
fax.: +49-30-288 787 26
email: gallery@cfa-berlin.de

Como chegar
U-Bahn U6 – estação Friedrichstraße
S-Bahn S1, S2, S25 – estação Friedrichstraße; S5, S7, S75 – estação Hackescher Markt
Tram M1, 12 – estação Am Kupfergraben; M4, M5, M6 – estação Hackescher Markt (tram = bonde)
Ônibus TXL – estação Staatsoper; 100, 200 – estação Lustgarten; 147 – estação Friedrichstraße

Ver no mapa

Horários de funcionamento
de terça a sábado: de 10:00 às 18:00 hs

Link
Contemporary Fine Arts -CFA

© mmkm. Todos os direitos reservados.