mmkm
(31) 3657-2997

Galerias

Field Station Berlin – “Estação Americana de Espionagem por Radar”

maio , 15

Field Station Berlin – Estação de Espionagem Americana por Radar |
Antiga estação americana de espionagem por radar. Hoje em ruína é um espaço destinado a expressões artísticas, principalmente performances e grafite |
Ano: 1963 |

Situada no topo da montanha artificial Teufelsberg, Montanha do Diabo – nome advindo do lago que se encontra ao lado – esta ruína foi entre os anos 50 até o fim da guerra fria um posto americano de espionagem. Porém, o que há de curioso não é apenas esta edificação mas sim a história que envolve este lugar.

Para conter a expansão urbana que já se estendia para fora dos portões de Berlim, foi criado em 1915 o parque Grunewald (Bosque Verde), onde hoje se encontra a “Montanha do Diabo”.

Durante o período do poder nacional socialista, Hitler decide em 1937,  ignorando a lei de ocupação desta região que não permitia qualquer tipo de construção, erguer ao norte do parque a Faculdade de Armamento e Guerra (Wehrtechnische Fakultät), a qual possibilitaria a formação de engenheiros técnicos em armamento e guerra e abrigaria um centro de pesquisa especializada. Junto com o Estádio Olímpico este edifício deveria compor o portão oeste da cidade monumental Germânia, capital do mundo, projetada pelo arquiteto de Hitler, Albert Speer. Mas felizmente as águas tomaram outros rumos e após a guerra esta escola, ainda inacabada, foi dinamitada ficando seus escombros no local.

O que fazer com os entulhos causados pela guerra era uma questão complicada e o bloqueio da Berlim ocidental pela União Soviética em 1948 contribuiu para dificultar ainda mais este problema. As valas de lixo da cidade já estavam saturados quando o local onde se encontrava as ruínas da Faculdade de Armamento e Guerra foi escolhido como lugar adequado para depositar os detritos da guerra provocada por Hitler. Mais de 25 milhões de metros cúbicos de entulhos enterraram esta escola modelo nazista a partir de 1951 até 1972. Esta quantidade corresponde a um terço dos destroços de Berlim e a aproximadamente 15.000 edifícios. Assim surgiu a “Montanha do Diabo”, a mais alta de Berlim com cerca de 120 metros de altura que, após ter sido florestada, deveria ser usada para abrigar atividades esportivas e de lazer como esqui, trenó e escalada. Projeto que não chegou a ser totalmente realizado pois, com o surgimento da guerra fria, os americanos viram este local estrategicamente apropriado para a instalação de uma estação de espionagem.

O que nos anos 50 ainda era de caráter provisório se consolida e em 1963 começam a funcionar as primeiras das 5 torres fixas de espionagem por radar da Field Station Berlin. Os equipamentos e a tecnologia usados possuíam capacidade para captar as comunicações do país vizinho ultrapassando as fronteiras de Berlim. Porém, os arquivos desta estação permanecem confidenciais e apenas em 2022 serão reveladas as manobras ocorridas nesta edificação.
Após a reunificação da Alemanha a Field Station Berlin foi devolvida à cidade e até 1994 serviu para ajudar na operação de linhas aéreas civis. Por significar apenas custos, em 1996 este terreno de 48.000 metros quadrados foi vendido para um grupo de investidores privados – Investorengemeinschaft Teufelsberg (IGTB), do qual o arquiteto Hartmut Gruhl, responsável pelo projeto de replanejamento dessa área, é sócio.

O projeto previa um conjunto residencial de luxo com aproximadamente 100 apartamentos, um hotel 5 estrelas com 120 leitos, restaurantes e um museu da espionagem. Por diversos motivos, principalmente pelos protestos dos ambientalistas que viam nesta iniciativa uma ameaça para o parque Grunewald, o projeto foi à falência praticamente antes de ser  iniciado. A autorização de construção perdeu a validade e em 2005 a lei de uso e ocupação desta região foi reconsiderada reconhecendo todo o Teufelsberg como área verde, o que impedia a edificação de qualquer tipo de construção.

Em 2007 a Fundação Maharishi se interessou por este platô e propôs um projeto de uma Universidade de Meditação Transcendental com uma torre de 50 metros de altura, “Torre da Invencibilidade”. Apesar de todos os esforços para aprovar a realização deste projeto em um terreno definido como área verde, ele foi vetado.

Hartmut Gruhl insistiu mais uma vez e, em 2012, propôs um novo projeto. Desta vez, direcionado para o lazer, o programa incluía uma plataforma mirante, um café, uma sala para eventos e um museu sobre a própria estação de espionagem. Berlim, inflexível na sua decisão, também não permitiu que este projeto fosse a diante.

Em 2011 a Field Station Berlin foi aberta ao público e desde 2012 está alugada para o veterano Shalmon Abraham, que se responsabiliza pela administração das visitas guiadas, pela organização dos eventos e pela segurança e proteção contra o vandalismo. Em 2013 foi criada uma associação – Verein Berliner Teufelsberg – que se ocupa de buscar novos conceitos de utilização para esta área. Se por um lado há um grupo que reivindica que a cidade de Berlim a compre de volta e a refloreste, por outro lado há um outro grupo que é a favor da sua preservação como testemunho da guerra fria.

Hoje, além das visitas guiadas, a antiga estação oferece um espaço aberto para expressões artísticas, principalmente performances e grafite. Qualquer interessado pode entrar em contato com os organizadores por email (ver abaixo). Este espaço é hoje uma das maiores galerias de grafite da Alemanha.

Endereço:
Teufelsseechaussee 10,
14193 Berlin

Como chegar
Metrô S7 – Estação Grunewald, saída da estação Eichkampstr.
Metrô S5 – estação Heerstrasse ou Olympiastadion.

A Field Station Berlin se encontra no meio do parque, portanto é preciso contar com ao menos 30 minutos de caminhada. Recomendo levar um mapa.

Ver no mapa

Horários de funcionamento
As visitas são apenas permitidas em grupos e acompanhadas de um responsável. Ocorrem todos os dias a partir das 12:00 hs de uma em uma hora até o escurecer.

As visitas históricas guiadas ocorrem aos sábados e domingos às 13:00 hs. Elas são oferecidas em inglês e alemão e duram aproximadamente duas horas. A partir do dia 01/06/2014 elas ocorrerão diariamente às 15:30.
É recomendado fazer uma reserva por email, pois estes terão prioridade de entrada.
fuehrung@berliner-teufelsberg.com
Para a visita histórica guiada os visitantes podem se encontrar na estação de metrô Grunewald às 12:15 que um dos guias irá conduzir o grupo até a estação. Sugiro escrever um email confirmando esta informação.

Para aqueles que gostariam de usar o espaço para grafitar, entre em contato pelo email abaixo:
kunst@berliner-teufelsberg.com

Link
Field Station Berlin

© mmkm. Todos os direitos reservados.