mmkm
(31) 3657-2997

1920 - 1930

IG-Metall – Sede do Sindicato dos Metalúrgicos

set , 5

IG-Metall |
Sede do Sindicato dos Metalúrgicos Berlim Brandenburgo e desde 2011 abriga também a Câmara dos Arquitetos de Berlim |
Arquiteto: Erich Mendelsohn, Rudolf Reichel |
Ano: 1929 – 1930 |

Reforma, modernização
Arquiteto: Escritório Roeder und Partner – Berlin. Arquiteto Prof. Kafka.
Consultoria, Joachim Posener, aluno e coordenador de projetos do escritório de arquitetura Erich Mendelsohn
Ano: 1990

Erich Mendelsohn e Rudolf W. Reichel, vencedores do concurso para a construção da nova sede do Sindicato dos Metalúrgicos em Berlim, hoje a IG Metall, deveriam juntos desenvolver este projeto, mas Mendelsohn o assumiu praticamente sozinho.

Adepto à Nova Objetividade, Mendelsohn apresenta um projeto pouco convencional. O volume da fachada principal se estende sobre a rua se conectando a um outro volume linear. Uma composição que não apenas criava uma unidade de linguagem no entorno como também, principalmente, proporcionava uma “mistura” deste edifício com o espaço urbano. (Bruno Zevi, Eric Mendelsohn, The Complete Works)

Contudo esta proposta foi rejeitada e Mendelsohn foi obrigado a restringir seu projeto ao terreno triangular e reestruturar suas ideias. Manteve os dois volumes retangulares laterais, reduziu o volume da fachada principal e eliminou o elemento convexo de dois andares localizado à frente.

Apesar da perda conceitual do projeto inicial, o funcionalismo permanece no interior do novo edifício “como no diálogo entre os volumes prismáticos e curvos, entre as faixas de vidros e os painéis quadrados de vidros das janelas” (Bruno Zevi, Eric Mendelsohn, The Complete Works). As formas dos volumes elucidam a hierarquia de funcionamento do sindicato. Enquanto nos volumes retilíneos laterais se localizavam as salas da administração, o volume frontal, côncavo, mais elevado e com elementos verticais, portanto imponente, abrigava as salas da diretoria.

Em 1933 a sede do sindicato foi ocupada pela Frente Alemã de Trabalho (Deutsche Arbeitsfront – DAF). Infelizmente foi também alvo de danos durante a Segunda Guerra Mundial: pegou fogo, sofreu com os bombardeios e, para completar, teve parte da construção lateral explodida para que o emblema nazista fosse removido.

Em 1952 foi reformado, mas apenas após a reunificação da Alemanha, em 1989, a sede IG Metall é totalmente restaurada segundo o projeto original. Os detalhes em bronze da escada central em espiral e das esquadrias foram em parte protegidos e puderam ser recuperados.

Nos horários normais de funcionamento do sindicato é possível entrar no foyer principal onde também se encontram alguns painéis informativos sobre este edifício. Porém, durante o evento das “Portas Abertas dos Patrimônios Históricos”, que em 2015 ocorrerá nos dias 12 e 13 de setembro, são oferecidas visitas guiadas.

Endereço
Alte Jakobstraße 149
10969 Berlin-Kreuzberg |

Como chegar
Metrô U1, U6 – Estação Hallesches Tor
Ônibus  248, N42 – parada Franz-Klühs-Str.; 248, M41, N42 – parada Zossener Brücke; 248 , M41, N1, N42 – parada Hallesches Tor

Ver no mapa

Horários de funcionamento
segunda, terça e quinta: 8:30 – 12:00 / 12:30 – 17:00
quarta: 8:30 – 12:00 / 12:30 – 16:00
sexta: 8:30 – 12:00

Links e dicas
IG-Metall
Câmara dos Arquitetos, Berlim – Architektenkammer
Dia das Portas Abertas dos Patrimônios Históricos
Filme: “Mendelsohn`s Incessant Visions”. Direção de Duki Dror, Israel 2011.

© mmkm. Todos os direitos reservados.