mmkm
(31) 3657-2997

1950 - 1960

Unité d’Habitation “Typ Berlin”

jan , 10

Unité d’Habitation “typ Berlin”|
Edifício de apartamentos |
Arquiteto: Le Cobursier |
Ano: 1956 – 1958 |

Le Cobursier foi convidado para participar da Exposição Internacional de Arquitetura de 1957 (INTERBAU) com a construção de um exemplar da Unité d’Habitation. Seria a terceira a ser construída após Marseille (1947 – 1952) e Nantes -Rezé (1953 – 1955). Por causa de sua dimensão (141m de comprimento, 23m de largura e 53m de altura) este edifício de 17 andares não pôde ser construído na área destinada às edificações da Interbau, no Hansaviertel. A cidade de Berlim ofereceu a Le Cobursier algumas opções de terreno e a sua escolha foi um platô afastado do centro, rodeado por um parque e tendo, além de vilas dos anos 30, o estádio olímpico Olympiastadion como vizinhos.

Sobre pilotis de 7,20m se encontram as 530 unidades e as 10 “ruas internas” (rues internes) – corredores de 130m de comprimento, 3m de largura e 2,20m de pé direito, que possibilitam os acessos aos apartamentos. Os elementos estáticos das “ruas internas” como paredes e teto foram concebidos como “sem cores”, portanto em branco ou cinza, enquanto que os elementos móveis como portas possuem cores diferentes para cada “rua interna”.

Para as plantas dos apartamentos, Le Corbusier criou 3 células tipo a serem combinadas de diferentes formas. A primeira célula é a que está diretamente ligada à entrada, portanto conectada à “rua interna”, e corresponde à cozinha e sala. A segunda célula corresponde ao quarto do casal e banheiro. E a terceira célula corresponde a um quarto, da criança ou escritório.

Os apartamentos de 2 ou mais cômodos são compostos de dois andares e aqueles de 3 ou mais cômodos se estendem de uma fachada a outra e são privilegiados com duas varandas.

– 173 aptos de 34 qm e 1 cômodo. A cozinha (2,92 x 2,15m) está separada do Quarto /sala (5,45 x 4,06m) por uma janela de vidro de correr, o que possibilita a ventilação e iluminação.
– 267 aptos de ca 66qm e 2 cômodos. A cozinha (2,92 x 2,15m) também está separada da sala (5,21 x 4,06m) por uma janela de correr de vidro. Uma escada leva ao segundo andar onde se encontra o quarto de dormir e o banheiro (3,15 x 2,01m).
– 85 aptos de ca. 106qm e 3 cômodos, cujas medidas são as mesmas dos aptos de 2 cômodos.
– 4 aptos de ca. 145qm e 4 cômodos
– 1 apto de ca. 170qm e 5 cômodos.

Como o acesso aos apartamentos se dá sempre pela sala e cozinha de cada unidade, a planta deste edifício é remanejada de forma que as “ruas internas” se encontram apenas em determinados andares. No caso, nos andares 2, 3, 5, 7, 8, 9, 10, 13 e 16.

Devido às normas de construção para habitações populares em Berlim e a várias exigências do empreendedor, após severas discussões, modificações singulares no projeto original foram aprovadas por Le Cobursier, que passou então a denominar este edifício de Unité d’Habitation “ Typ Berlin”. Le Cobursier teve que abrir mão das medidas originais baseadas no sistema Modulor e alterar o pé direito das unidades de 2,26m para 2,50m. Porém, as relações da proporção áurea foram respeitadas e as unidades passaram a ter 4,06m de largura no lugar de 3,66m. As outras modificações negociadas foram:

– eliminação do mezanino. O piso deveria cobrir todo o espaço até a janela, assim ganhariam mais espaço;
– para se adequar ao mercado de Berlim pós-guerra, deveria ser dada prioridade para apartamentos de 1 e 2 cômodos. Das 530 unidades, 440 possuem 1 ou 2 cômodos;
– transposição da loja de mantimentos para os aprox. 2.000 habitantes do 4. andar para o térreo, entre os pilotis;
– eliminação da construção de um espaço coletivo na cobertura.

Ainda assim, apesar de todos os esforços, o projeto, mesmo modificado, não foi respeitado em sua totalidade pelo empreendedor, o que causou muitas discórdias entre Le Cobursier e a cidade de Berlim: a casa de máquinas deveria se encontrar na torre de elevadores e não entre o pilotis e o 1. piso. As marquises horizontais acima das janelas das varandas de pé direito duplo nunca foram construídas e as esquadrias das janelas foram planejadas em madeira e não em metal.

Contudo, este edifício tem a sua marca e continua sendo um ícone da arquitetura moderna em Berlim.

Endereço:
Flatowalle 16
14055 – Charlottenburg

Como chegar
Metrô U5 – estação Olympia Stadion

Ver no mapa

Visitas
É possível entrar no hall do edifício e nas ruas internas.

Link
Unité d’Habitation “Typ Berlin”
http://www.corbusierhaus.org (em alemão mas com muitas fotos interessantes, inclusive plantas e cortes)

© mmkm. Todos os direitos reservados.