mmkm
(31) 3657-2997

1920 - 1930

Maquete em escala 1:1 da sala padrão da escola Dammwegschule

jan , 29

Maquete em escala 1:1 da sala padrão da escola Dammwegschule |
Arquiteto: Bruno Taut junto com o pedagogo Fritz Karsten |
Ano: 1929 |

Reforma, modernização
Arquiteto: Mathias Koch e Kaspar Storch em associação com o escritório de arquitetura BASD
Ano: 2001

Este pequeno edifício é um dos principais patrimônios da história de edificações de escolas dos anos 20. Esta relíquia é uma maquete de uma sala de aula em escala 1:1 construída para que Bruno Taut verificasse a adequação do seu projeto para a escola Dammwegschule em Neukölln, desenvolvido juntamente com o reformador pedagogo Fritz Karsten. O objetivo desta escola era melhorar as perspectivas educacionais das crianças deste bairro de trabalhadores. Porém, por motivos econômicos e políticos, em 1929 a obra foi interrompida e a escola não foi construída, restando apenas este pequeno pavilhão em um terreno onde hoje se encontra o jardim de cultivo de flores e a horta da escola Carl-Legien-Oberschule.

Para satisfazer as necessidades do programa pedagógico de uma escola com uma estrutura unificada (do jardim de infância ao científico), que não só permitisse mas principalmente conduzisse os alunos para um trabalho cooperativo e objetivo, que apresentasse um espaço de vivências e convivências dos alunos e todos os envolvidos com a escola, não havendo uma separação artificial desta com o ambiente ao redor, Taut propõe soluções arquitetônicas inovadoras, em particular para as salas de aula.

O projeto consiste basicamente em 65 salas de aula padrão conectadas a um corredor levemente curvo. Cada sala de aula está aberta para um terraço externo por uma grande porta de correr, possibilitando assim que as aulas fossem dadas também ao ar livre. As janelas projetadas logo abaixo do teto e ao redor da sala proporcionam uma iluminação natural e homogênea, o que torna este espaço adequado para diferentes disposições das mesas e cadeiras priorizando as aulas em grupo em oposição às aulas frontais.

Com a interrupção das obras da escola em 1929, este pavilhão perdeu sua função e, em 1936, foi reformado para ser usado como depósito de materiais de jardinagem. Em 1986 foi fechado até que, em 1998, o departamento de restauração da faculdade de arquitetura da TU – Berlim (Universidade técnica de Berlim) engajou seus estudantes para pesquisar e propor para esta sala padrão um conceito de restauro. Por fim em 1999 os estudantes Mathias Koch e Kaspar Storch – que tinham este projeto como tema do trabalho de graduação – se associaram ao escritório de arquitetura BASD para desenvolver um conceito final de restauro. Em abril de 2001 esta sala modelo é inaugurada e passa a ser usada como sala de aula/atelier da escola Carl-Legien-Oberschule.

Endereço
Dammweg 216
12057 Neukölln, Berlim |

Como chegar
Ônibus linha 377 – parada Plänterwald

Ver no mapa

Visitas
Oficialmente não é possível visitar este edifício, mas em horário de funcionamento da escola é provável que algum funcionário permita uma visita espontânea.

 

© mmkm. Todos os direitos reservados.