mmkm
(31) 3657-2997

1990 - 2000

GSW Berlim

fev , 10

GSW Berlim |
Projeto: expansão e reforma do edifício de escritórios da GSW Berlin construído em 1961 pelos arquitetos Schwebes e Schoszberger |
Arquiteto: Sauerbruch Hutton, Berlim/Londres |
Ano: 1992 – 1999
Outros envolvidos: ARUP Ingenieurbau |
Área: 54 000qm
Cliente: Gemeinnützige Siedlungs- und Wohnungsbau-Gesellschaft mbH, GSW Berlin

As questões urbanas e ecológicas foram as mais importantes para a elaboração deste projeto. Uma colagem de 4 volumes, fazendo referência à estrutura fragmentada do entorno, compõe este edifício a fim de integrá-lo no contexto urbano. À construção existente (1961, arquitetos Schwebes e Scholzberger), conhecida como Turm (Torre), foi anexado um volume de 22 andares em forma levemente curvada, cujas particularidades são a cobertura, necessária para o sistema de aquecimento e ventilação, e as lamelas protetoras solares em tons de laranja, vermelho e rosa. Este volume se apoia sobre um outro de 3 andares que se estende ao longo da rua e que apresenta também uma planta com uma leve curvatura. Sobre a extremidade oposta deste está o quarto corpo cilíndrico em cores de tons amarelo e verde, conhecido como Pillbox.

Este projeto, ganhador do concurso realizado em 1990/1991, opõe claramente aos princípios da “Reconstrução Crítica” – conceito de urbanização adotado em Berlim para a IBA de 1983 e para o plano diretor após a queda do muro no início dos anos 90 – que limitava a altura dos edifícios a 22 metros e definia como referência para a situação dos novos edifícios o tecido urbano anterior ao período moderno. Como o concurso ocorreu pouco antes do plano diretor entrar em vigor com a posse do secretário do desenvolvimento urbano Hans Stimmann, o projeto pôde, apesar de vários protestos, ser realizado a partir de 1995.

Sobre o aspecto ecológico, este é o primeiro prédio da Alemanha que utiliza meios passivos da arquitetura para garantir um consumo baixo de energia. Isso significa uma maximização da absorção da luz do dia, protetores solares efetivos, ventilação cruzada e utilização do calor já ganho. A fachada oeste, que possui uma segunda camada em vidro, produz o efeito chaminé: o ar entre as camadas, aquecido pela pele de vidro, é conduzido para o alto, abrindo espaço para ar fresco e proporcionando a ventilação cruzada. Este sistema garante uma economia de 30 a 40% de energia em relação ao edifício anterior.

Endereço
Charlottenstrasse 4
10969 Berlim

Como chegar
Metrô U6 – Estação Kochstrasse
Ônibus  M29 – parada Charlottenstrasse

Visitas
É possível entrar no hall em horários comerciais.

Ver no mapa

Links e dicas
GSW Berlim

© mmkm. Todos os direitos reservados.