mmkm
(31) 3657-2997

1970 - 1980

Bauhaus-Archiv / Museum für Gestaltung

fev , 23

Bauhaus-Archiv / Museum für Gestaltung |
Museu e arquivo de documentos como cartas, aulas e manuscritos assim como trabalhos artísticos, gráficos, arquitetônicos e de design de professores e alunos da Escola Bauhaus|
Arquiteto: Walter Gropius |
Adaptação do projeto para a cidade de Berlim: Alex Cvijanovic, arquiteto colaborador de Walter Gropius, e o arquiteto Hans Bandel, Berlim |
Ano: 1964 – 1979

Em 1960, o crítico de arte e história Hans Maria Wingler cria o Bauhaus-Archiv na cidade de Darmstadt. Após poucos anos, devido ao crescimento acelerado de sua coleção, Wingler convida Walter Gropius, fundador e primeiro diretor da Escola Bauhaus, para desenvolver um projeto de um edifício que estivesse à altura da importância das obras que abrigaria. Um edifício destinado não só a resguardar os documentos do arquivo, mas também a expor as obras e trabalhos dos artistas, arquitetos, professores e alunos vinculados à Escola Bauhaus. Assim surgiu a Bauhaus-Archiv / Museum für Gestaltung.

Walter Gropius, cuja colaboração foi imprescindível para o surgimento do arquivo, apresenta, em 1964, um projeto composto de dois volumes horizontais paralelos, implantados em níveis diferentes de forma a respeitar a topografia do terreno, conectados perpendicularmente por um terceiro volume. Para as salas de exposição, Gropius optou pela utilização da iluminação zenital indireta, “sheds”, elemento marcante nesta composição.

No entanto, este projeto não foi aceito pelos representantes políticos de Darmstadt que, diante da euforia causada pelo planejamento da Neue Nationalgalerie a alguns anos anteriores, consideraram que o museu de Gropius não exibia representatividade e imponência similares àquele de Mies van der Rohe. O terreno foi considerado nobre demais para abrigar uma instituição que acabara de ser criada e ainda não apresentava um perfil definido.

Em uma de suas viagens a Berlim, Gropius se encontra com o secretário do desenvolvimento urbano na época, Rolf Schwedler, que se interessa pela ideia e propõe a realização deste museu em Berlim – cidade que  abrigou a última estação da escola Bauhaus em uma antiga fábrica de telefone.

A condição para que o diretor do arquivo, Hans Maria Wingler, aceitasse a oferta de Berlim era que mantivesse o projeto de Walter Gropius adaptado às novas circunstâncias. O terreno escolhido às margens do canal Landeswerkanal, ao contrário daquele de Darmstadt era completamente plano, o que dificultou o processo de adaptação do projeto original, um dos motivos do atraso do início das obras.

Em dezembro de 1979 o Bauhaus Archiv / Museum für Gestaltung foi inaugurado sendo muito elogiado por sua iniciativa e coleção, porém com algumas ressalvas em relação ao projeto devido às inevitáveis e significativas modificações sofridas. Segundo o artigo da revista Spiegel (49/1979): a fachada mais representativa e urbanisticamente interessante, que em Darmstadt está localizada ao norte do edifício, em Berlim foi assentada ao sul, e se encontra voltada para o canal. Assim, a iluminação zenital teve que ser invertida, para ter suas abertura para o norte. Como consequência, a impressão que se tem pela vista da sua fachada principal – da rua principal – é que sua arquitetura está recuada como um caracol em sua casa.

Contudo, suas qualidades arquitetônicas foram se impondo com o decorrer dos anos como prova a sua entrada, em 1997, para a lista dos edifícios pertencentes ao patrimônio histórico de Berlim.

Novamente o espaço deste arquivo/museu se encontra insuficiente para as demandas do programa ambicionado, e a construção de um anexo, a ser definido através de concurso, já foi aprovado por Berlim. As obras estão previstas para começarem em 2017 para que em 2019, por ocasião dos 100 anos de Bauhaus, estejam concluídas.

Endereço

Klingelhöferstr. 14
10785 – Berlim
tel.:0049 30 254002-0

Como chegar
Ônibus  M29 – parada Köbisstr e Lützowplatz
Ônibus 106, 187, N26 – Parada Lützowplatz

Visitas
quarta a segunda: 10:00 – 17:00 hs
terça: fechado

Ver no mapa

Links e dicas
Archiv-Bauhaus
Plantas

© mmkm. Todos os direitos reservados.