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2000 - 2010

Berlin Hauptbahnhof – Estação Ferroviária Central

mar , 30

Berlin Hauptbahnhof – Estação Ferroviária Central de Berlim |
Arquiteto: Meinhard von Gerkan e Jürgen Hillmer, escritório Gerkan, Marg und Partner |
Concurso: 1992 – 1993 |
Realização: 1996 – 2006
Outros envolvidos: ARUP Ingenieurbau |
Área: 175.000 m² – 5 níveis de tráfego |
Cliente: Deutsche Bahn AG (empresa ferroviária alemã) representada pela DB Projekt Verkehrsbau GmbH

Uma das medidas de planejamento urbano em Berlim após a reunificação da Alemanha foi a reestruturação do sistema ferroviário, desintegrado em decorrência da Segunda Guerra Mundial e da divisão da cidade. O novo conceito, denominado “Conceito Cogumelo”, previa a construção de uma estação central onde estaria até então a Lerhter Bahnhof – um dos 11 terminais ferroviários construído no séc.XIX. A Berlin Hauptbahnhof deveria ser uma estação de cruzamento das linhas superficiais já existentes leste/oeste e das novas linhas subterrâneas norte/sul.

Em 1993 o escritório de arquitetura Gerkan, Marg und Partner foi vencedor do concurso fechado – no qual o único concorrente era o arquiteto Josef-Paul Kleihues – com um projeto cuja composição enfatiza a marcação do percurso das plataformas das linhas superficiais leste/oeste e das subterrâneas norte/sul no espaço urbano. Para tanto, uma longa cobertura sobre as plataformas das linhas leste/oeste interseccionada por uma outra cobertura sobre o foyer – ambas em estrutura metálica e vidro – e por dois volumes “pórticos”, interpretam com meios arquitetônicos essa ideia.

Característica marcante neste projeto é a leveza destas coberturas em vidro, verdadeiras filigranas que possibilitam uma iluminação natural abundante. A cobertura curvada sobre as plataformas leste/oeste, de 320m de comprimento – no projeto original 430m – possui tramas quadradas em tamanhos variados e tencionadas por cabos de aço superam um vão de 59 a 68m. Nos seus painéis de vidro voltados para o sul estão aplicadas células fotovoltaicas.

Estas plataformas se encontram a 10m acima do térreo, enquanto que as plataformas das linhas norte/sul estão localizadas 15m abaixo da superfície térrea e cruzam o rio Spree por baixo de seu nível.

No foyer o espaço é generoso em sua amplidão. Nesta área central da estação todos os níveis possuem grandes aberturas nos tetos, o que possibilita a iluminação natural até nos andares mais baixos, além de proporcionar uma boa visualização do espaço facilitando a orientação dos visitantes.

Os dois volumes “pórticos”, também em estrutura metálica, abrigam lojas e escritórios independentes da companhia ferroviária. Estes dois corpos se sobrepõem à cobertura curvada das plataformas leste/oeste e foram construídos de maneira espetacular. Cada estrutura horizontal foi dividida em duas e suas metades foram construídas separadamente e na posição vertical. Estas foram rotacionadas, com uma velocidade de 6m por hora durante dois finais de semana, até atingirem a posição horizontal. Por fim a lacuna de 2m entre as partes pôde ser completada.(veja o filme abaixo)

Com a argumentação da necessidade de reduzir os custos e pressionado pelo tempo restante para a conclusão da obra antes da Copa do Mundo em 2006, o chefe da Deutsche Bahn AG , Hartmut Mehdorn, modificou o projeto sem consultar o arquiteto. A cobertura sobre a linha leste/oeste, que originalmente teria 430m, foi reduzia em 110m,. Os tetos dos pavimentos subterrâneos projetados em formas de abóbadas, tiveram estas substituídas por placas planas de metal.

O arquiteto Meinhard von Gerkan entrou na justiça contra a Deusche Bahn AG e em 2006 ganhou o processo com a alegação dos juízes de falsificação do projeto arquitetônico e violação da lei de direitos autorais. Esta ação foi vista pelos críticos como um ganho para a prática da arquitetura no momento atual. Porém, em 2008, as duas partes entraram em um acordo. Von Gerkan aceitou a não construção dos tetos originais em contrapartida ao pagamento do honorário pendente a favor da Fundação GMP “Academy for Architectural Culture”.

Endereço
Europaplatz
10557

Como chegar
Metrô: S5, S7, S75, U55 – Estação Berlin Hauptbahnhof
Ônibus:  120, 123, 142, 147, 245, M41, M85, N20, N40, TXL – parada S+U Berlin Hauptbahnhof

Ver no mapa

Links e dicas
Site oficial do escritório GMP arquitetos
Informações gerais sobre o projeto, inclusive técnicas, em alemão e inglês.

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