mmkm
(31) 3657-2997

2000 - 2010

Jacob und Wilhelm Grimm Zentrum – Biblioteca da Universidade Humboldt

abr , 20

Jacob und Wilhelm Grimm Zentrum – Biblioteca da Universidade Humboldt |
Arquiteto: Max Dudler |
Concurso: 2004, aberto internacional com 279 participantes |
Realização: 2004 – 2009 |
Cliente: Humboldt Universität zu Berlin

Para os aproximadamente 2,5 milhões de livros da biblioteca da Universidade Humboldt, o arquiteto suíço Max Dudler projetou um imponente bloco retangular de geometria rígida em virtude das altas aberturas em vidro sem esquadrias aparentes, com larguras variadas e dispostas em ritmo uniforme e constante. Considerando Berlim uma cidade homogênea no que diz respeito à altura das suas edificações, que com poucas exceções não podem ultrapassar os 22 metros, o Jacob-und-Wilhelm-Grimm-Zentrum se sobressai na paisagem urbana com seus 38m de altura, enfatizando a importância desta instituição.

A localização desprivilegiada do terreno, por sua proximidade com a linha do metrô de superfície, conduziu à criação no espaço urbano de uma praça pública entre o edifício e o viaduto, onde está o acesso principal para a biblioteca.

Ao entrar, o visitante se depara com um amplo corredor com pé direito duplo que se estende por toda esta fachada. Por sua vez este hall dá acesso ao coração desta edificação, a sala de leitura principal. Disposta no centro, esta sala se expande em direção às extremidades longitudinais por 4 andares escalonados em forma de terraços. Aberturas no teto permitem não apenas a abundante iluminação natural, como também abre a vista para o céu de Berlim. Nestes terraços estão distribuídos 252 dos 1250 lugares de estudos disponíveis em toda a biblioteca.

À discussão atual sobre a centralização ou não na concepção de bibliotecas, Max Dudler responde com uma arquitetura tão centralizada quanto descentralizada. Nas salas laterais a esta área central, em cada pavimento, estão dispostas as estantes com os 2,5 milhões exemplares – de acesso absolutamente livre – além dos outros 1000 lugares de estudos restantes, inclusive pequenos ambientes fechados para trabalhos em grupo. A maioria destes acentos são privilegiados com vistas para a cidade. Os usuários têm portanto, várias opções de lugares com qualidades distintas.

Apesar da densidade dos espaços, estes se apresentam generosos e abertos. Isto é consequência das relações proporcionais e coerentes entre a arquitetura e o mobiliário. De quase todos os cantos o usuário desfruta de uma vista ampla para o seu interior e/ou para a cidade. As paredes que separam a sala central das áreas laterais possuem aberturas de iguais dimensões dispostas em um ritmo regular e constante, correspondentes aos acessos às estantes. Assim, a sala de leitura principal, apesar de ser o centro do projeto, não está confinada entre 4 paredes.

Clareza e tranquilidade, parâmetros importantes para o arquiteto em projetos de bibliotecas, foram obtidos através da redução das formas, dos materiais e das cores: tons de cinza, madeira avermelhada, superfícies do mobiliário em verde e vermelho escuros. A área de acesso aos livros possuem piso em linoleum preto, estantes em metal cinza escuro e paredes e tetos pintados em branco. As áreas especiais como salas e cabines de leituras, assim como alguns elementos do Hall de entrada possuem paredes e tetos revestidos com madeira de cerejeira americana. Os pisos do Hall e das área das escadas são em mármore jura, o mesmo que reveste a fachada.

Endereço
Geschwister Scholl Strasse 1
10117 Berlim

Como chegar
Metrô: S5, S7, S75, U6 – Estação Berlin Fridriechstrasse
Bonde: M1, M12 – Estação Georgenstr./Am Kupfergraben

Ver no mapa

Links e dicas
Site oficial Max Dudler
Site oficial do Jacob und Wilhelm Grimm Zentrum

© mmkm. Todos os direitos reservados.