mmkm
(31) 3657-2997

1920 - 1930

Alexanderhaus / Berolinahaus – Alexanderplatz

jun , 11

Alexanderhaus / Berolinahaus – Alexanderplatz |
Edifícios comercias|
Arquiteto/a: Peter Behrens |
Ano: 1930 – 1932 |

Reconstrução e restauração

Alexanderhaus: arquiteto Hans-Joachim Pysall
Ano: 1992 – 1995

Berolinahaus: nps tchoban voss Architekten BDA
Ano: 2005 – 2007

Estes dois edifícios, localizados na Alexander Platz, fazem parte de um projeto de reestruturação urbana desta praça que, por sua vez, foi uma das medidas de modernização da cidade de Berlim empreendida pelo arquiteto Martin Wagner, secretario de construção e urbanismo de 1926 a 1933. Em 1928, Martin Wagner criou um concurso fechado para reformular o espaço urbano da Alexanderplatz, ponto de intersecção de vários meios de transporte, com o intuito de conter o caos existente proporcionado pelo aumento rasante de automóveis.

Para o concurso foram convidados renomados arquitetos: os irmãos Hans e Wassili Luckhardt com Alfons Anker, Peter Behrens, Paul Mebes, Emil Schaudt, Heinrich Müller-Erkelenz e Ludwig Mies van der Rohe. As propostas deveriam ser baseadas em um anteprojeto desenvolvido por Martin Wagner que previa uma rotatória com 100 metros de diâmetro e ruas de 12 m de largura. E, ao redor desta, as edificações deveriam manter uma homogeneidade na linguagem.

Os irmãos Luckhardt e Alfons Anker venceram o concurso. Porém, após a crise econômica de 1929, os investidores americanos privados envolvidos decidiram por uma versão reduzida da proposta de Peter Behrens, por representar menos despesas na construção das fundações.

Do projeto de Behrens somente dois edifícios chegaram a ser construídos, a Alexanderhaus e a Berolinahaus, cujas fachadas idênticas possuem uma geometria linear e as janelas recuadas deixam evidente a estrutura de concreto armado apesar do revestimento de placas de calcário de conchas.

A Alexanderhaus e a Berolinahaus foram as únicas edificações que, apesar de drasticamente danificadas, sobreviveram aos bombardeios de 1944. Nos anos 50 foram praticamente reconstruídas pelo governo de Berlim Oriental, no entanto com muitas modificações do projeto original.

Após a reunificação das duas cidades, novas medidas de restauração foram tomadas a fim de aproximar essas construções ao máximo do projeto original: a Alexanderhaus em 1992-1995 pelo arquiteto Hans-Joahim Pysall que em 1998 foi congratulado com o prêmio “Europa Nostra” e a Berolinahaus em 2005 2007 pelo arquiteto Sergej Tchoban.

Endereço:
Alexanderplatz 1, 2
10178 Mitte

Como chegar:
U-Bahn U5, U8, U2 – estação S+U Alexanderplatz Bhf;
S-Bahn S5, S7, S75 – estação S Anhalter Bahnhof;
Ônibus  – 248 – estação S+U alexanderplatz/Grunerstr.; N5, N65 – estação U Alexanderplatz;
Bonde M4, M5, M6, – estação S+U Alexanderplatz Bhf/Gontardstr.; M2  S+U Alexanderplatz Bhf/Dircksenstr.

Ver no mapa

Link:
nsp Tchoban

© mmkm. Todos os direitos reservados.