mmkm
(31) 3657-2997

1950 - 1960

Haus des Lehrers – “Casa do Professor”

jun , 23

Haus des Lehrers – “Casa do Professor” |
Originalmente biblioteca pedagógica de Berlim Oriental. Hoje transformado em edifício comercial |
Arquiteto/a: Hermann Henselmann |
Painel em mosaico do artista Walter Womacka
Ano: 1961 – 1964 |

Reforma e restauração

Arquiteto/a: Kerk-Oliver Dahm
Ano: 2002 – 2004

A Haus des Lehrers, “Casa do professor”  (ou Bauchbinde, “cinto”, como também é chamada pelos berlinenses) e o Kongresshalle é um complexo arquitetônico dos mais representativos da arquitetura dos anos 60 da Alemanha Oriental.

Construído em estrutura metálica com fachadas em vidro e esquadrias de alumínio, este edifício abrigava a biblioteca pedagógica de Berlim Oriental. Marcante, porém, nesta construção é o mosaico de pastilhas de cerâmica e vidro de autoria do artista Walter Womacka aplicado na fachada entre o segundo e quinto andar. Este painel, de 125 metros de comprimento por  7 metros de altura, denominado Unser Leben, “Nossa Vida”, deveria, ao ver dos responsáveis políticos, valorizar o caráter socialista da arquitetura modernista de Hermann Henselmann. Um dos objetivos era aproveitar a importância representativa da Alexanderplatz no espaço urbano para divulgar propagandas políticas socialistas. Assim Walter Womacka cria cenas que, cobertas de elementos simbólicos, ilustram o cotidiano e os anseios da sociedade na Alemanha Oriental. Inspiração para Walter Womacka foram os afrescos de artistas mexicanos.

Nestes andares privados de aberturas em suas fachadas estavam as estantes dos livros da biblioteca e no quinto andar se encontrava a sala de leitura. Havia um café e um restaurante nos primeiro e segundo andar além de salas de reuniões, uma pequena livraria e um pequeno auditório distribuídos pelos outros andares.

Após a reunificação das duas cidades, a biblioteca foi transferida para outro edifício e a Haus des Lehrers serviu para diversas funções até que em 2002 foi adquirida pela Wohnungsbaugesellschaft Berlin Mitte e transformada em um edifício comercial de escritórios. Tombada pelo patrimônio histórico de Berlim foi reformada de acordo com as normas exigidas. A maior intervenção foi a reorganização do espaço interno, principalmente da circulação vertical, as duas escadas nas extremidades foram substituídas por uma central. Com isso a área útil foi praticamente dobrada. À sua fachada foram devolvidas as características originais do projeto de Hermann Henselmann, esquadrias de alumínio e vidros claros. E o painel de mosaico foi minuciosamente restaurado até 2004.

Endereço:
Alexanderplatz 9
10178 Mitte

Como chegar:
U-Bahn U5, U8, U2 – estação S+U Alexanderplatz Bhf;
S-Bahn S5, S7, S75 – estação S Anhalter Bahnhof;
Ônibus  – 248 – estação S+U alexanderplatz/Grunerstr.; N5, N65 – estação U Alexanderplatz;
Bonde M4, M5, M6, – estação S+U Alexanderplatz Bhf/Gontardstr.; M2  S+U Alexanderplatz Bhf/Dircksenstr.

Ver no mapa

Link:
DAHM – Site oficial do escritório de arquitetura
WBM – Site oficial da Wohnungsbaugesellschaft Berlin Mitte.

© mmkm. Todos os direitos reservados.