mmkm
(31) 3657-2997

1920 - 1930

Casa de campo “Am Rupenhorn”

set , 7

Casa de campo “Am Rupenhorn” |
Projeto originalmente residencial, hoje espaço destinado a eventos culturais, discussões e palestras|
Arquiteto: Hans Luckhardt, Wassili Luckhardt e Alfons Anker |
Ano: 1929 – 1930 |

Restauração |
Arquiteto: Heinle, Wischer und Partner, Berlin |
Ano: 1997 – 2011

Estas duas casas em forma cúbica, racional, clara e simples – projetadas para um único cliente no condomínio residencial  Rupenhorn criado nos anos 20 – são uns dos poucos exemplares de projetos residenciais no estilo da nova objetividade que resistiram aos anos. Representam, portanto, um importante testemunho da arquitetura dos anos 20 da Alemanha.

Uma delas, a número 25, após passar por um minucioso processo de restauração se encontra hoje aberta para visitas e para promoção de eventos culturais.

Adeptos ao racionalismo dos anos 20, os arquitetos Hans e Wassili Luckhardt e Alfons Anker optaram pela nova técnica de construção vigente, estrutura metálica, que permitiu a radicalização na disposição dos espaços através de uma funcional interação entre os cômodos internos e através da conexão do interior com o exterior por grandes aberturas. A intenção foi abrir a casa para a luz, o ar e o sol, aproximar a vida cotidiana da natureza. Com uma nova proposta arquitetônica se redefinia a habitual forma de morar.

A casa número 25 está dividida em três andares, cuja distribuição dos espaços segue uma ordem funcional. O térreo abriga os cômodos referentes ao serviço da casa, como cozinha, lavanderia e a central das máquinas de calefação. No andar acima está a área social, uma sala de grande vão com abertura em vidro e esquadrias metálicas que se estende por praticamente toda a fachada. Esta abertura proporciona o acesso à varanda em balanço – de igual extensão – que liga o interior ao jardim. No andar superior estão os quartos. Na cobertura foi projetado um terraço protegido por uma pérgola.

Porém, esta casa sofreu significativas modificações poucos anos mesmo após sua construção. Foi vendida em 1931 e dividida em duas unidades. Muito danificada durante a Segunda Guerra Mundial, apenas em 1973 passou por algumas reformas básicas de manutenção por mérito da esposa do arquiteto Hans Wassili que conseguiu levantar fundos da cidade de Berlim para este fim. Em 1975 foi tombada pelo patrimônio histórico de Berlim.

Em 1997 o arquiteto professor Robert Wischer e sua esposa doutora em urbanismo Christa Kliemke compraram esta casa com o intuito de devolver lhe o seu caráter original.

A partir de então começaram os trabalhos de restauração que foram divididos em 3 fases. Primeiro foram tomadas as medidas de urgência para a proteção dos elementos construtivos, como por exemplo da fachada, cujas inúmeras fissuras provocaram uma séria infiltração. A segunda fase consistia em restabelecer o projeto interior original. Os elementos instalados posteriormente foram removidos e as aberturas foram reformadas. No piso da escada e do segundo andar foram instalados revestimentos de linóleo vermelho e cinza respectivamente e carpete aveludado cinza claro na sala de estar. As paredes foram pintadas com tinta mineral em tom branco gelo, porém as paredes da área da escada foram esmaltadas no mesmo tom. A terceira fase foi uma continuação e aperfeiçoamento dos trabalhos das fases anteriores. A partir de fotos e documentações históricas, a estante de livros ( biblioteca) na sala principal pôde ser reconstruída finalizando com primor a reconstituição deste importante registro da arquitetura dos anos 20 na Alemanha.

Não é permitido fotografar o seu interior. Para ver mais fotos acesse o site do escritório de arquitetura Heinle, Wischer und Partner.

Endereço:
Am Rupenhorn, 24/25
Charlottenburg (Westend)
14055 Berlin

Como chegar:
Ônibus M49 – parada Stößenseebrücke

Ver no mapa

Horários de funcionamento:
sexta: de 14:00 – 16:00 hs
também é possível combinar um horário especial de visita.
Tel.: 030-39992012, 030-3059100

Link
Heinle, Wischer und Partner


Projetos relacionados

BA_LD_20150130_165530
Bauhaus-Archiv / Museum für Gestaltung Arquiteto: Walter Gropius Adaptação do projeto para a cidade de Berlim: Alex Cvijanovic, arquiteto colaborador de Walter Gropius, e o arquiteto Hans Bandel, Berlim Ano: 1964 – 1979
Casa-lemke-mies-van-der-rohe-arquiteturaz-berlim
Casa Mies van der Rohe Casa projetada para o casal Lemke, hoje espaço destinado à arte moderna Arquiteto: Ludwig Mies van der Rohe Ano: 1932 – 1933
IGM_LD_20140616_103718
IG-Metall Sede do Sindicato dos Metalúrgicos Berlim e abriga também a Câmara dos Arquitetos de Berlim. Arquiteto: Erich Mendelsohn, Rudolf Reichel Ano: 1929 – 1930
Alexanderhaus
Alexanderhaus / Berolinahaus – Alexanderplatz Edifícios comercias Arquiteto/a: Peter Behrens Ano: 1930 – 1932
© mmkm. Todos os direitos reservados.