mmkm
(31) 3657-2997

2000 - 2010

Biblioteca Estadual de Berlim – Unter den Linden

abr , 29

Biblioteca Estadual de Berlim – Unter den Linden |
Arquiteto: Ernst von Ihne |
Ano: 1903 – 1914 |

Reforma, restauração e modernização |
Arquiteto: HG Merz |
Realização: 2005 – 2016 |

1903 – 1014 Construção da Biblioteca do Rei (Königliche Bibliothek) pelo arquiteto Ernst von Ihne em estilo neobarroco
1941 – deslocação dos exemplares para protegê-los contra os bombardeamentos da guerra
1946 – 1954 Biblioteca Pública Científica (Öffentliche Wissenschaftliche Bibliothek) da Berlim Oriental
1954 – 1990 Biblioteca do Estado da Alemanha Oriental (Deutsche Staatsbibliothek)
1992 – Biblioteca Estadual de Berlim (Staatsbibliothek zu Berlin) pertencente à Fundação de Cultura da Prússia (Stiftung Preußischer Kulturbesitz) junto com a outra sede, a Biblioteca Estadual da Potsdamer Strasse.
2000 – realização do concurso para reforma, manutenção, modernização e construção dos espaços destruídos na guerra
2005 – 2016 realização das obras em duas etapas

Assim como ocorreu em várias instituições, após a reunificação da cidade de Berlim a Fundação Cultural da Prússia (Stiftung Preußischer Kulturbesitz) teve que reestruturar o conceito de funcionamento e organização de sua biblioteca com sede em dois edifícios, um na Berlim Ocidental (na Potsdamer Strasse) e outro na Berlim Oriental (na Unter den Linden). Enquanto que a famosa biblioteca do arquiteto Hans Scharoun ficou encarregada dos exemplares modernos, ao edifício neobarroco do arquiteto Ernst von Ihne localizado na rua Unter den Linden coube abrigar os exemplares históricos publicados até 1945.

Acrescentando o fato de que parte significativa desta biblioteca, construída em 1914, havia sido destruída nos bombardeios da Segunda Guerra Mundial e que desde então as obras de manutenção e reforma tinham sido escassas, foi aberto em 2000 um concurso que visava a modernização e a recuperação de espaços perdidos deste edifício.

O arquiteto vencedor, HG Merz, orientou sua proposta na ideia original do projeto de Ernst von Ihne, a encenação do trajeto percorrido pelo visitante desde a sua entrada no edifício até o seu ápice, a sala de leitura principal, uma sala circular monumental sob uma cúpula gigantesca. Porém, este espaço extraordinário que celebrava os livros como destino, fim do caminho, foi completamente destruído em 1945 sendo suas ruínas removidas apenas em 1975.

Em contrapartida a este espaço circular histórico, HG Merz propõe um volume quadrado de mesma proporção monumental, revestido ao alto por 3 camadas de vidro e tela translúcida que funcionam como reguladores do clima e da entrada de luz. É uma verdadeira caixa de luz. A estrutura de concreto, pretensiosamente minimalista foi desenvolvida especialmente para este projeto.

As mesas de estudos estão localizadas ao centro e rodeadas pelas estantes de livros de acesso livre. Os tons de laranja dos elementos de madeira e do revestimento do piso prevalecem em contraste com as paredes brancas.

O trajeto a ser percorrido pelo visitante se inicia no hall de entrada na Unter den Linden, prossegue pelo pátio Ehrenhof (Pátio da Honra) e chega ao segundo Hall onde se encontram a escada principal e, à frente, a entrada para o espaço novo do Museu da Biblioteca.

Ao subir as escadas, no 1. andar o visitante se deparará finalmente com o controle de entrada da biblioteca. Após o controle o visitante abandona o edifício histórico para entrar no novo volume projetado por HG Merz. Nas laterais estão salas de leituras e na direção do eixo do percurso há um generoso e bem dimensionado foyer. O que mais chama a atenção neste espaço é a escada que, revestida com tapete alaranjado, conduz o visitante ao ápice deste trajeto, à sala de leitura principal. Após o foyer, neste mesmo andar, está a sala de leitura de obras raras. Esta sala tem a particularidade de possuir alguns elementos históricos incorporados à nova arquitetura.

No momento, estes espaços que fazem parte do percurso histórico do edifício se encontram em obras de restauração e reconstrução. Os espaços referentes ao novo volume – o novo foyer, a sala de leitura principal e a sala de obras raras – estão em funcionamento e abertas ao público. Porém para visitá-los é necessário estar cadastrado na biblioteca ou ficar atento aos horários das visitas guiadas.

Endereço
Unter den Linden 8
10117 Berlin

No momento, por causa das obras, a entrada se encontra na
Dorotheenstrasse 27
10117 Berlin

Como chegar
U-Bahn U6 – estação Friedrichstraße
S-Bahn S1, S2, S5, S7, S25, S75 – estação Friedrichstraße;
Tram M1, M12 – parada  Universitätstr;
Ônibus TXL ,100, 200, 147, – parada Unter den Linden/Friedrichstrasse; 100, 200, TXL –  parada Staatsoper

Ver no mapa

Horários de funcionamento:
Segunda: fechado
De segunda a sexta: de 9:00 às 21:00 hs
Sábado: de 10:00 às 19:00hs.
Domingo: fechado

Link
Biblioteca Estadual de Berlim
HG Merz architekten

© mmkm. Todos os direitos reservados.