mmkm
(31) 3657-2997

Edifício Cultural

Fundação Tchoban – Museu do Desenho Arquitetônico

jun , 21

Fundação Tchoban – Museu do Desenho Arquitetônico |
Museu e arquivo de desenhos arquitetônicos |
Arquiteto: SPEECH Tchoban/Kuznetsov – arquiteto Sergei Tchoban em parceria com Sergei Kuznetsov |
Ano: 2013

Segundo o arquiteto russo Sergei Tchoban, desenhos arquitetônicos são ilustrações de diferentes mundos, manifestam ideias, observações e análises. Eles simulam uma aproximação da arquitetura real ou daquela planejada e, ao mesmo tempo, revelam visualmente a imaginação dos seus autores.

Para aproximar o público deste mundo fantástico, Tchoban criou esta fundação, cujo acervo compreende obras de mestres que vão deste o séc. 16 até a atualidade – de Jacques Androuet a Frank Gehry passando por karl Friedrich Schinkel, Mies van der Rohe, Frank Lloyld Wright entre outros.

Localizado na entrada do areal Pfefferberg, antiga fábrica de cerveja reformada para abrigar espaços culturais, este edifício tem o privilégio de possuir 2 de suas fachadas livres, além da principal. É um corpo sólido de 4 pavimentos coroado com um volume em vidro no 5. andar. Sua composição se assemelha a 4 blocos sobrepostos casualmente cujos recuos e avanços de elementos criam uma dinâmica na sua fachada. O quinto volume em vidro ao topo tem a finalidade formal de neutralizar o compacto volume desta construção. Este espaço, destinado ao uso multifuncional, possibilita uma vista sem obstáculos do entorno, da praça Teutoburger e dos edifícios antigos.

Ainda para contrastar com esta robusta forma da construção em concreto, foram criadas impressões em baixo relevo nas fachadas: motivos frágeis, finos e dinâmicos, croquis arquitetônicos que, digitalizados e superdimensionados foram, através de um complexo processo, impressos no revestimento das fachadas.

O interior do museu segue a mesma linha de linguagem do seu exterior. A sala da recepção é um espaço relativamente estreito e tem as paredes revestidas com folhas de madeira de nozes, que para os arquitetos é um material que sintoniza com a sensibilidade e os efeitos do desenho arquitetônico.

No subsolo se encontram as instalações sanitárias e técnicas. Nos 1. e 2. andares estão as salas de exposições, completamente livres das influências exteriores e da luz do dia. No 3. andar se encontra o arquivo, que possui acesso apenas através de um agendamento prévia.

Endereço
Christinenstraße 18a
10119 – Berlin
tel.:0049 30 43739090

Como chegar
Metrô U2 – estação Senefelderplatz

Visitas
segunda a sexta: 14:00 – 19:00 hs
sábado e domingo: 13.00 – 17:00

Ver no mapa

Links e dicas
Fundação Tchoban – Museu do Desenho Arquitetônico
nps tchoban voss
SPEECH Tchoban/Kuznetsov

© mmkm. Todos os direitos reservados.