mmkm
(31) 3657-2997

2000 - 2010

Coleção Scharf-Gerstenberg | Edifício Stüler

set , 22

Stülerhaus – Edifício Stüler |
Arquiteto: Friedrich August Stüler (1800-1865, aluno de Karl Friedrich Schinkel) |
Ano: 1851 – 1859 |

Modernização e ampliação – Coleção Scharf-Gerstenberg |
Arquiteto: Gregor Sunder-Plassmann
Ano: 2005 – 2008

Na década de 1850, foram construídos dois edifícios idênticos a mando do rei Frederico Guilherme IV em frente ao Castelo Charlottenburg para abrigar os oficiais da guarda do castelo. Projetados em estilo neoclássico por Friedrich August Stüler (“o arquiteto do rei” Neues Museum, Alte Nationalgalerie), possuem uma planta cuja particularidade é a presença de uma imponente escada circular central circundada por oito salas retangulares. Sob a escada uma rotunda que sobressai na cobertura se destacando como referência ao castelo Charlottenburg.

Estes edifícios “gêmeos” integram atualmente o complexo de museus da Galeria Nacional de Berlim. Enquanto o edifício ao lado oeste do castelo, hoje Museu Berggruen, se apresenta como um espaço complementar à coleção dos modernos clássicos da Neue Nationalgalerie (Nova Galeria Nacional), com obras de Pablo Picasso, Paul Klee, Henri Matisse e Alberto Giacometti, o edifício leste expõe uma parte da coleção de Otto Gerstenberg (1848-1935) e de seu neto Dieter Scharf (1926–2001), obras de artistas surrealistas e de seus precursores.

A Coleção Scharf-Gerstenberg ocupa não apenas o edifício leste de August Stüler como também um antigo estábulo e suas construções adjacentes (1855). Sob o nome de Surrealen Welten (Mundos Surreais) estão expostas aqui obras que ilustram o desenvolvimento do surrealismo, entre eles Piranesi, Goya e Redon, Dalí, Magritte, Max Ernst e Dubuffet.

Dos anos 20 até 1967 estes edifícios serviram como sede da polícia. Muito danificados pelos bombardeios de 1945, foram reformados  pelo arquiteto Hinnerk Scheper em 1955.

Em 1967 estes edifícios foram novamente submetidos a reformas, porém para destiná-los a uma nova função, acolher o Museu Egípcio. O objetivo era reintegrá-los ao complexo arquitetônico histórico composto  pelo seu edifício”gêmeo” da antiga guarda e pelo Castelo Charlottenburgo. A principal intervenção do projeto do arquiteto Wils Ebert foi a criação do espaço intermediário unindo o edifício do Stüler ao estábulo e definindo o acesso ao museu.

Em 2005, de acordo com o programa de redistribuição dos museus de Berlim, o Museu Egípcio foi transferido para o Neues Museum (“Museu Novo”) na Ilha dos Museus e o edifício de Stüler foi submetido a uma reforma de adequação para receber a coleção de obras surrealistas Scharf-Gerstenberg.

Premissa para o desenvolvimento do projeto era a integração dos distintos volumes existentes – edifício de Stüler, estábulo, uma pequena torre de apartamentos, a cocheira e a construção maciça quadrada denominada Sala do Templo Sahuré, por ter as colunas deste templo egípcio ainda expostas aí.

O escritório Sunder Plassmann criou um elemento de conecção central, um generoso volume de pé direito duplo em estrutura metálica e vidro que marca o acesso ao museu e oferece a infra-estrutura básica ao visitante, caixa, livraria, café, guarda roupa e etc. Cada um dos edifícios sofreu as adaptações necessárias às modernas exigências próprias de um edifício cultural. No entanto, as características históricas particulares foram respeitadas.

Ao entrar no museu o visitante é obrigado a passar pelo portão do templo egípcio de Kalabascha, resquício da coleção anterior, que proporciona uma adequada transposição ao mundo da surrealidade.

Endereço:
Schlossstrasse 70
14059 Berlin

Como chegar:
U-Bahn U2 – estação Sophie-Charlotte-Platz; U7 – estação Richard-Wagner-Platz
S-Bahn S41, S42, S46 – estação Westend
Ônibus M45, 309 – estação Schloss Charlottenburg; 109 – estação Luisenplatz / Schloss Charlottenburg

Ver no mapa

Horários de funcionamento:
De terça a sexta: de 10:00 às 18:00 hs
Sábado e domingo: de 11:00 às 18:00hs.

Link:
Site oficial do Museu
Sunder-Plassmann Architekten

© mmkm. Todos os direitos reservados.