mmkm
(31) 3657-2997

2000 - 2010

Museu Berggruen | Edifício Stüler

nov , 9

Stülerhaus – Edifício Stüler |
Arquiteto: Friedrich August Stüler (1800-1865, aluno de Karl Friedrich Schinkel) |
Ano: 1851 – 1859 |

Museu Berggruen – Modernização e ampliação |
Arquiteto: Kuehn Malvezzi
Ano: 2008 – 2016

Na década de 1850, foram construídos dois edifícios idênticos a mando do rei Frederico Guilherme IV em frente ao Castelo Charlottenburg para abrigar os oficiais da guarda do castelo. Projetados em estilo neoclássico por Friedrich August Stüler (“o arquiteto do rei” Neues Museum, Alte Nationalgalerie), possuem uma planta cuja particularidade é a presença de uma imponente escada circular central circundada por oito salas retangulares. Sob a escada uma rotunda que sobressai na cobertura se destacando como referência ao castelo Charlottenburg.

Estes edifícios “gêmeos” integram atualmente o complexo de museus da Galeria Nacional de Berlim. Enquanto o edifício localizado ao leste do castelo Charlottenburg expõe obras de artistas surrealistas e de seus precursores (Coleção Scharf-Gerstenberg), o edifício oeste, hoje Museu Berggruen, se apresenta como um espaço complementar à coleção dos modernos clássicos da Neue Nationalgalerie (Nova Galeria Nacional), com obras de Pablo Picasso, Paul Klee, Henri Matisse e Alberto Giacometti entre outros.

Instalado neste antigo edifício desde 1996, o Museu Berggruen exibe uma das mais completas coleções de arte moderna da Alemanha.

Até a Segunda Guerra Mundial, este edifício teve uma trajetória similar ao seu “gêmeo” (hoje Coleção Scharf-Gerstenberg). Em 1929 a polícia de Berlim se estabeleceu neste espaço. Tendo sido muito danificado com os bombardeios de 1945, foi restaurado no final dos anos 50. Em 1960 se instala nesta edificação o Museu de Arte Antiga.

Após a reunificação de Berlim o Museu de Arte Antiga volta para a Ilha dos Museus. Este espaço foi então disponibilizado ao colecionador Heinz Berggruen (1914 – 2007) para expor ao público a sua significativa coleção de arte moderna.

O responsável pelo projeto de reforma e adaptação foi o escritório Sattler & Hilmer und Albrecht. A preocupação principal nas intervenções realizadas foi manter a planta baixa e devolver ao edifício o caracter da arquitetura original. Com um grandioso sucesso de público e após a morte do colecionador Heinz Berggruen, a sua família colocou à disposição do Museu mais uma dezena de obras o que levou à necessidade de sua ampliação.

Em 2008 foi lançado um concurso com a intenção de anexar ao museu o edifício vizinho conhecido como “Casa do Comandante” (Kommandantenhaus1892/93). O escritório vencedor Kuehn Malvezzi criou uma passarela/corredor de 22 metros unindo as duas construções. Esta intervenção determinou entre os edifícios um jardim  destinado a exposição de esculturas. O projeto paisagístico foi desenvolvido pelo escritório Planorama. A passarela em perfis metálicos e aberturas de vidro, minimalista na sua composição, se relaciona de forma distinta com o os espaços externos laterais. O lado voltado para a rua, com grandes perfis metálicos e aberturas de vidro limitadas, preserva o visitante das interferências da cidade. Ao contrário, o lado oposto com as aberturas favorecidas em detrimento de perfis mais delgados, valoriza a integração do espaço interno com o jardim. A unidade formal neste espaço assimétrico é proporcionada pela continuidade do material do piso nos rodapés até os perfis.

Inaugurado em março de 2013 já teve suas portas fechadas alguns meses depois. Foram detectados fungos na cobertura por consequência de uma grave infiltração no telhado.

Enfim, em junho de 2016 o Museu Berggruen foi reinaugurado com aproximadamente um total de 1250 m2 e com 28 salas adicionais distribuídas pelos 3 andares da “Casa do Comandante”. Com a aquisição do novo espaço é possível admirar as cerca de 200 obras modernistas que compõe o acervo.

Endereço:
Schlossstrasse 1
14059 Berlin

Como chegar:
U-Bahn U2 – estação Sophie-Charlotte-Platz; U7 – estação Richard-Wagner-Platz
S-Bahn S41, S42, S46 – estação Westend
Ônibus M45, 309 – estação Schloss Charlottenburg; 109 – estação Luisenplatz / Schloss Charlottenburg

Ver no mapa

Horários de funcionamento:
De terça a sexta: de 10:00 às 18:00 hs
Sábado e domingo: de 11:00 às 18:00hs.

Link:
Site oficial do Museu
Sattler & Hilmer und Albrecht
Kuehn Malvezzi
Planorama

© mmkm. Todos os direitos reservados.