mmkm
(31) 3657-2997

1930 - 1940

Schwerbelastungskörper -“corpo de carga pesada”

nov , 30

Schwerbelastungskörper |
Estação de medição de resistência do solo |
Arquiteto: Albert Speer |
Ano: 1941 – 1942 |

Restauração e paisagismo
M. Richter zwo4 Architekten
Svenn Gleue Landschaftsarchitektur
Ano:2007 – 2009

Este objeto de concreto maciço é um dos resquícios mais significativos da cidade idealizada por Hitler e projetada pelo seu arquiteto Albert Speer, a “Welthauptstdat Germania” (Capital Mudial Germania).

Em 1937 Speer apresenta um megalomaníaco projeto de reurbanização do centro de Berlim para satisfazer as aspirações de Hitler de transformar Berlim na grande metrópole mundial, se sobrepondo às demais capitais como Paris e Londres. A reestruturação urbana consistia em criar dois eixos transversais que se encontrariam ao norte: um monumental eixo norte-sul unindo duas novas estações ferroviárias e o eixo leste-oeste, uma avenida já existente que seria ampliada. Ao longo do eixo principal norte-sul estavam previstos gigantescos edifícios representativos do Reich, ministérios, instituições administrativas, assim como construções culturais e comerciais. As novas ambiciosas edificações deveriam perdurar para a eternidade e serem comparáveis apenas às do Egito Antigo, Babilônia ou Roma, como discursou Hitler em 1936.

Coroando o eixo ao norte a Grosse Halle des Volkes (Grande Galpão do povo) deveria ser o maior espaço coberto para acontecimentos/eventos “populares” do mundo. Sob uma cúpula de concreto de 290 metros de altura a Grosse Halle des Volkes comportaria 150.000 a 180.000 pessoas. Em contrapartida, na extremidade sul, um arco colossal projetado a partir de croquis do Hitler, denominado Arco do Triunfo (Triumphbogen), enfatizaria o local de encontro do eixo norte-sul com outro transversal que desembocaria no novo aeroporto Tempelhof. Com 117 metros de altura, 170 m de comprimento e 119 m de largura (mais de 2 vezes maior que o de Paris) este arco homenagearia os “invencíveis” soldados mortos na Primeira Guerra Mundial.

A realização de construções destas dimensões exigia um teste da resistência do solo de Berlim. Sob a supervisão de Speer, foi construído em 1941 perto do local previsto para o Arco do Triunfo um bloco de concreto maciço de 21 metros de diâmetro e 14 metros de altura sobre um cilindro de 11m de diâmetro e 18 metros submergido no solo. Equipada com aparelhos especiais de medição, esta estação permitiu verificar o deslocamento vertical dessa massa de 12.650 toneladas, praticamente o peso calculado do Arco do Triunfo. Apenas em 1948 foram avaliados os registros de medição e constatado uma submersão de 19,4 cm em um período de 2 anos e meio, 13,4 cm mais que desejado por Speer. Apenas através de um significativo fortalecimento do solo pelas fundações seria possível levar os planos de Hitler e Speer adiante.

As obras da Welthauptstadt Germania começaram no ano de 1938 com a demolição de grandes áreas, mas em decorrência da guerra os trabalhos foram interrompidos. O único edifício do eixo norte-sul que teve sua construção iniciada, o Ministério do Turismo, localizado aproximadamente onde hoje se encontra a Galeria Nacional de Mies van der Rohe, foi demolido nos anos 60. No entanto a ampliação do eixo leste-oeste foi concluída em 1939 para a parada de comemoração do aniversário do Führer. A Siegesäule (Coluna da Vitória, construída em comemoração à vitória da guerra da Prussia contra a França em 1871) antes localizada diante do Reichstag (Parlamento alemão), foi deslocada para este eixo onde permanece até hoje. As luminárias urbanas desenhadas por Speer também são resquícios do projeto original. Das edificações ao longo deste eixo transversal apenas duas ainda se mantém, a atual Secretaria de Finanças do Bairro Charlottenburg e a Ernst Reuter Haus que abriga hoje a sede da secretaria de construção de Berlim.

Voltando ao maciço corpo cilíndrico, este não pôde ser demolido dada a sua consistência física e à proximidade com edifícios residenciais. Desde 1995 ele se encontra protegido pelo Patrimônio Histórico de Berlim. Foi restaurado de 2007 a 2009 e atualmente se está aberto a visitação pública.

Endereço:
General-Pape-Straße, Ecke Loewenhardtdamm
12101 Berlin

Como chegar:
S-Bahn S1, – estação Julius-Leber-Brücke
Ônibus 104 – parada Kolonnenbrücke; 106 – parada Julius-Leber-Brücke

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Horários de funcionamento:
Os horários de visita são diferentes para cada época do ano. Melhor se informar no site.

Links e dicas
http://www.schwerbelastungskoerper.de/the-information-place.html

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