mmkm
(31) 3657-2997

2000 - 2010

Posto de Polícia e Corpo de Bombeiros

out , 10

Posto de Polícia e Corpo de Bombeiros |
Arquiteto/a: Sauerbruch & Hutton |
Ano: 2001 – 2004

A construção deste posto de polícia e corpo de bombeiros faz parte da reestruturação urbana de Berlim após a sua reunificação. Com a finalidade de atender às instituições governamentais localizadas na proximidade, parte sobrevivente da Segunda Grande Guerra de um antigo edifício da alfândega (1870) foi reformado e a ele uma nova construção anexada. Na nova edificação foram instalados o corpo de bombeiros e alguns escritórios da polícia que, por sua vez, ocupou todo o edifício existente.

A funcionalidade, a simplicidade formal, o jogo com as cores e a preocupação com a sustentabilidade do projeto vencedor do concurso ocorrido em 1999, condizem definitivamente com a marca dos arquitetos responsáveis, Mathias Sauerbruch e Louisa Hutton.

Um longo corpo de 2 pavimentos sobre pilotis se atrela à fachada cega da construção prussiana de 5 andares como que a envolvê-la. Em estrutura de concreto armado e revestido com lâminas coloridas de vidro dispostas em escamas, este novo elemento, de expressão leve, contrasta com o antigo edifício de fachada maciça em arenito e tijolos. Os 24 tons – do vermelho ao verde – das placas de vidro que o recobrem não foram escolhas casuais. Eles representam as instituições alí instaladas e sugerem na fachada a sua localização no edifício. Atrás das lamelas em tons verdes, cor oficial da polícia em Berlim, estão os escritórios da polícia, enquanto que o corpo de bombeiros se encontra nos espaços da fachada em tons predominantes vermelhos. Estas lamelas possuem, porém, a função de reguladores solares e proporcionam uma luminosidade agradável quando fechadas. Quando abertas a luz no interior se apresenta natural.

O térreo com os pilares em X e em concreto aparente é utilizado como garagem tanto para o corpo de bombeiros quanto para a polícia.

Como a rua do novo acesso para o edifício antigo se encontra a 6 metros acima do terreno e 20 metros distante desta construção, uma inusitada passarela conduz o visitante a uma janela do primeiro andar, obviamente transformada em porta.

A conecção entre os dois edifícios é feita através de uma escada central com iluminação zenital. A arquitetura no interior é minimalista em detalhes, a maioria das paredes são revestidas em branco, o piso em linóleo e o teto se apresenta em concreto aparente.

Visite o link indicado abaixo para visualizar mais fotos.

Endereço:
Alt-Moabit 143-145
10557 Berlin

Como chegar:
U-Bahn U55 – estação S+U Hauptbahnhof;
S-Bahn S3, S5, S7, S75 – estação S Anhalter Bahnhof;
Ônibus 120, 123, 142, 147, 245,  N20, N40, TXL – estação S+U Hauptbahnhof;
Bonde M41, M41, M85 – estação S+U Hauptbahnhof; M5, M8, M10 – estação Lüneburgersstrasse

Ver no mapa

Link:
Sauerbruch & Hutton

© mmkm. Todos os direitos reservados.