mmkm
(31) 3657-2997

Sede Sesc Osasco

O projeto para o SESC Osasco busca filiar-se, dentro das particularidades de programa e terreno, à tradição do SESC como espaço de encontro na cidade, lugar onde diversas atividades se juntam de forma criativa, um espaço vivo que combina as muitas possibilidades da vida urbana com uma lógica eficiente de organização programática.

O edifício-praça: As atividades previstas no programa se desenvolvem ao longo de cinco núcleos, ou praças, pensadas como paisagens de encontro, estruturas que permitam o maior contato possível entre os usuários e que, ao mesmo tempo, garantam uma setorização clara das atividades.

Estas praças desenvolvem-se tanto no interior como no exterior da edificação, hora horizontalmente, hora verticalmente, por meio de vazios que conectam diversos níveis. Juntas, permitem a realização de atividades variadas simultaneamente, ou separadamente. São elas:

Praça de skate: apresenta-se na entrada do prédio como um convite e, ao mesmo tempo, como uma demonstração da vitalidade do SESC. A praça é conformada ao fundo pela fachada-mural do teatro, um grande painel que poderia receber intervenções de artistas locais ou de outras cidades, traduzindo assim o caráter urbano, dinâmico e público do edifício. Na sua porção lateral, a praça se conecta ao grande teatro por meio de um palco adjacente ao principal, e arquibancadas gramadas no alto dos taludes, espaço que poderia portanto abrigar apresentações ao ar livre.

Praça de esportes: as quadras foram locadas acima das áreas de estacionamento, podendo ser acessadas tanto externamente quanto internamente pelos usuários. Estas podem também se transformar em uma área para projeções noturnas,aproveitando-se ao fundo uma das empenas do prédio. Ao final desta praça, encontramos o acesso ao ginásio coberto e à praça das passarelas.

Praça-foyer: caracterizada por um pé direito triplo que se conecta ao espaço do restaurante por meio de um vazio central em seu topo, esta praça concentra oa cesso principal, áreas de atendimento, exposição, biblioteca, auditórios e estúdio,além de acessos ao teatro, café e restaurante. Os espaços se integram visualmente em seus diversos níveis de implantação através de um arranjo vertical dinâmico.

Praça das passarelas: abriga os espaços de atividades físicas, vestiários, área infantil e juvenil, oficinas culturais, internet, atendimento odontológico. Nesse núcleo,os percursos entre as diversas facilidades são articulados por meio de passarelas que se entrecruzam sobre o vazio central. Em diversos momentos, aberturas e terraços oferecem um contato direto dos usuários com os taludes laterais, de modo a criar áreas externas de permanência.

Praça suspensa: abriga as piscinas, bar e playground, além de uma pista para caminhadas. Encontra-se na cobertura do prédio, de forma a explorar ao máximo a visão para a parte alta da cidade, além de aproveitar a maior incidência solar para as piscinas e solarium. As áreas de permanência são demarcadas por uma grande pérgula metálica que une superiormente o volume do teatro ao da piscina coberta e gera um diverso recorte de sombras no piso. Visto da cidade, este clube suspenso cria uma nova referência no skyline urbano.

Ano: 2012
Autores: Juliano Nemer, Flávio Agostini
Equipe: Daniela Grassi (arquiteta) Thiago Ribeiro, (acadêmico) Christianne Lima (acadêmico),
Consultores: Rosária Queiroz (Hidráulico), Bruno Paula Machado (estrutura), Marco Antônio Vecci (conforto ambiental)

© mmkm. Todos os direitos reservados.